sexta-feira, 18 de março de 2011

Unas compritas ? Claro que si!


Ir às compras em Buenos Aires inclui tropeçar em artigos de couro e de lã, itens nos quais nossos "hermanos" têm tradição e, dada a grande oferta, preços baixos.
O destino mais óbvio dos compradores de plantão é a calle Florida, uma rua fechada, estilo calçadão, salpicada de lojas de ambos os lados. Ali se encontram de lojas de suvenires-clichês a grifes, passando por vitrines tradicionais, com um ar antiguinho.
Por conta da grande concentração de turistas nessa rua há apresentações de tango e de instrumentistas, todos em busca de um trocado. Também de olho nos pesos, há batedores de carteira e outros truqueiros rondando a região. O visitante é alertado dezenas de vezes pelos comerciantes para tomar cuidado.
Nessa rua fica o shopping Galerías Pacífico (Florida, 753), também um hit, em prédio histórico.
Com perfil mais ou menos parecido, mas com preços mais baixos, a avenida Santa Fé é indicada pelos portenhos. Eles compram ali. Isso porque ela não tem o mesmo apelo turístico, principalmente nas galerias comerciais.
Também no nível dois está o Pátio Bullrich, shopping com lojas coquetes e até mais elegante do que o Galerías Pacífico.
Já os especialistas em barganhas vão direto para a avenida Córdoba, onde há dezenas de outlets e pontas-de-estoque de marcas estrangeiras. Vá de táxi para a Avenida Córdoba, esquina com Lavalleja. Nas primeiras quadras estão as famosas marcas locais, Koziuko, Ayres, Allo Martinez, Ossira, Wanama e PortSaid (no decorrer do passeio apareceram três lojas Portsaid (vale recorrer às três). Ao chegar à Avenida Scalabrini Ortiz, pare no Havana para tomar um café e se deliciar com um dos seus alfajores.
Cruzando a avenida, avista-se a concorrida Levi’s e logo depois a gigante Nike com suas variedades de tênis, camisetas, agasalhos e camisas oficiais do Boca Juniors. Também dê uma espiada na Complot com suas roupas lindas e divertidas. Seguindo, você verá as lojas Como Quieras Que Te Quieres, Cheeky, Grisino, todas com roupas para crianças (também imperdíveis!).
Daí e só caminhar e curtir lojinha após lojinha, passando também pela chic Chocolate, até chegar à Calle Gurruchaga. Dobre à esquerda e caminhe mais quatro quadras. À altura do número 897 estão a Prune (Calle Gurruchaga, 855) e Blaque, lojas famosas de bolsas, cintos e carteiras. Virando à direita, na Calle Aguirre, você encontrará as imperdíveis Puma, Caro Cuere (lingerie), PortSaid, Cacharel, Timberland, e La Martina. A Lacoste fica na Gurruchaga, na frente da Prune, esquina com Aguirre.

Para quem quiser produtos argentinos, fugindo do lugar-comum, a parada é Palermo e as suas subdivisões (Chico, Viejo, Hollywood e Soho). É ali que ficam as lojas dos "diseñadores" (criadores) de objetos e de moda. São lojas pequenas, com produtos assinados. Quem busca criações locais deve ficar de olho na Oma Design (www.omadesign.com), associação que reúne criadores locais e expõe as peças em feira no fim do ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário