terça-feira, 15 de março de 2011

Comer y beber.


Dizem que São Paulo é a capital mundial da gastronomia. Pode ser. Mas aí está um motivo para os argentinos sentirem mais raiva dos brasileiros que no futebol. Buenos Aires é o paraíso pra quem quer comer bem e frequentar lugares charmosos sem pagar tanto quanto no Brasil. A seguir algumas sugestões de restaurantes para todos os gostos, provadas e aprovadas.

CASA CRUZ- Se você quer um jantar num restaurante muito sofisticado, o endereço é esse. Absolutamente sem identificação, mas chama atenção pelas portas enormes em bronze. Entre, passe por uns cortinões vermelhos, depois um grande bar oval e  perceba que o lugar é impactante em todos os sentidos. Exclusivo e fashion. Fashion da decoração ao staff, composto por jovens modelos. A comida é divina e cara. Os vinhos também. Mas vale a pena para quem quer uma noite especial na capital argentina. Uriarte, 1658 - Palermo Soho - Fone: 4833.1112 - 

SUCRE é uma caixa de concreto, em frente ao Parque Palermo. Freqüentado pelo beautiful people portenho, é um pouco barulhento. A cozinha fica à vista e a adega é uma caixa-dentro-da-caixa  que ocupa o centro do salão. Além do restaurante e do disputado bar, o Sucre tem também um lounge com lareira onde, pode-se conversar e beber. A comida é saborosa e com influências mediterrâneas, latino-americanas e também, com algumas releituras da típica cozinha argentina. É bom fazer reservas. Calle Sucre, 676 (entre Castañeda e Alcorta). / f: 4782.9082. Bairro Belgrano.

GRAN BAR DANZÓN - O bar-restaurante-lounge está na moda. A dica é pedir uma taça de vinho -há uma grande disponibilidade de rótulos servidos em taças. Se quiser jantar, chegue cedo. E, para fazer boa figura, capriche na roupa. O local é freqüentado pelo povo da moda. Libertad, 1.161, Retiro; tel.: 00/xx/54/11/4811-1108

OLSEN
 
Outro lugar da moda, com cara de bar e cardápio de restaurante. São identificáveis grupos de freqüentadores como publicitários, cineastas e atores. Sente no balcão e peça um dos muitos -e ótimos- drinques feitos com vodca. A especialidade é a comida escandinava. E, para comer, chegue cedo ou faça uma reserva.

 Gorriti, 5.092; Palermo Viejo; tel.: 00/xx/54/11/4776-7677 
MILIÓN -
 Um casarão aristocrático do começo do século 20 teve todos os seus cômodos restaurados e transformados em bar e restaurante. É um dos lugares mais bonitos da noite portenha e uma ótima opção para começar a balada, antes de ir ao vizinho Leaving. Também pode valer a pena conhecer o restaurante, com menu contemporâneo de inspirações típicas argentinas. Paraná, 1.048, Retiro; tel.: 00/xx/54/11/4815-9925
 
QUIBOMBÓ - Restaurante bacana com 2 andares, lindo ambiente, bom atendimento e boa comida. Vale muito a visita. Peça para sentar na varanda, do segundo andar, mesmo quando estiver frio, porque os aquecedores estarão ligados. O lugar é uma delícia. Climinha meio Ásia, com madeira, sofás, luz de velas. Calle Costa Rica, 4562, Palermo Viejo. Tel. 4831-5556.
TE MATARÉ RAMIREZ - Restaurante afrodisíaco, bem careiro (uma média de 70 pesos cada prato), comida regular, porém o ambiente e o cardápio é muito interessante. O som é muito bom e de vez em quando (se informe antes) o restaurante promove shows como danças eróticas, teatro e literatura erótica e outros. O tema da casa é sugestivo, vale a pena conhecer. Calle Gorriti, 5054 – Palermo. Tel. 4831-9156

LELÉ DE TROYA: (Calle Costa Rica, 4901 y Thames – Palermo. Tel. 4832-2726). Funciona em uma casa bem bacana. Cada ambiente é diferente do outro. A calçada é o único lugar em que se pode fumar, lembra as mesas ao ar livre dos filmes de mafiosos, coberta por pergulado e parreiras, e o salão térreo leva a Ásia com sofás vermelhos, mesas baixas e almofadas. O salão do primeiro andar é branco, com mesas de boteco e o do último é um mezanino ao ar livre onde acontecem festas.

FREUD & FAHLER - (Calle Gurruchaga, 1750 y Russel – Palermo. Tel. 4833-2153). Restaurante pequeno com saladas e pratos quentes bem gostosos. Tem combinações de menu de almoço a um bom preço.

ACABAR -  Bar/restaurante com uma decoração bem legal cheia de objetos e cores. O bar é grande e cada cômodo é decorado de um jeito. Você pode pegar um jogo de tabuleiro e se divertir com os amigos sem pagar nada. O lugar vive cheio, fecha tarde mas o atendimento é péssimo, se você tiver paciência vale a visita. Calle Honduras, 5733 entre Bonpland y Carranza – Palermo Hollywood. Tel. 4772-0845/4776-3634

MIRANDA - A especialidade é o bife a milanesa, servido apenas no almoço durante a semana e sempre como parte do menu executivo (7 acompanhamentos à escolha mais entrada, bebida, café e sobremesa). Peça por milanesa ou simplesmente “mila”. Carne muito bem assada, clima gostoso, vale a pena. Calle Costa Rica, 5602 y Fitz Roy – Palermo Hollywood. Tel. 4771-4255. 9h/2h.

BEREBER - Comida marroquina. Seg a sex das 20h30 até fechar. Sab e dom das 12h até fechar. Calle Armenia, 1880 – Palermo. Tel. 4833-5662

GUIDO’S BAR - Ao lado do zoológico. Restaurante ítalo-argentino com menu fixo, nem o vinho se escolhe. Come-se muito bem. As paredes são forradas com posters de cinema, placas com dizeres, ditados, provérbios, piadas em espanhol e italiano. No banheiro masculino a pornografia está estampada nas paredes. Porém, ficou famoso e cobra caro. Um menu de almoço onde se come bastante sai por 50 pesos. Especialidade: massas. Eu não comi lá mas dizem que é muito bom. Calle Rep. da India, 2843 – Palermo. Tel. 4802-2391. Das 7h/0h
NOTORIOUS - Na frente é uma loja de discos com café, no fundo tem o restaurante/bar que dá para um jardim. Comida boa a um preço bom. No jantar geralmente tem shows ao vivo (jazz, blues, mpb) num mini palco. Av. Callao, 966. Tel. 4813-6888.
ENFUNDÁ LA MANDOLINA: Cozinha portenha atípica, ambiente informal, poucos turistas, uma delícia. Decoração de badulaques pendurados nas paredes. Faça reserva, pois vive lotado. Não aceita cartão. Calle Salguero, 1440 – Palermo. Reservas: 4822-4479.

DALE PEREJIL AL TORO: Parrilla porteña, ambiente com muita luz natural e cores. Terça a sábado, só à noite. Domingos para almoço. Não aceita cartões. Calle Estado de Israel, 4483 – Palermo. Reservas: 4861-2052.
DE OLIVAS I LUSTRES - Restaurante de tapas, decoração com muitos objetos estranhos e antigos. Faça reserva. Há apenas duas opções no cardápio: tapeo mediterraneo e tapeo criollo, a primeira opção dá pra dois e custa mais ou menos 47 pesos. Seg a sab, só à noite. Calle Gorriti, 3972 – Palermo. Reservas: 4867-3388.
LA COCINA DISCRETA - Conseguir que um argentino convide você a visitar seu lar pode levar meses. Mas você pode pagar para conhecer uma das várias casas que compartilham suas cozinhas com estranhos.
O La Cocina Discreta, em Villa Crespo, é um dos restaurantes da onda "restô privê". Além da mesa com TV, do violão ao lado e dos xampus no banheiro (a cama eles escondem), ajuda a fazer o cliente se sentir em casa o fato de que o dono do fogão, Alejandro Langer, morou em SP. O cardápio tem preço fixo, sem bebidas, e três opções de pratos, em que o rolê de frango agridoce com batata doce glaceada se destaca. No fim, a "Rô" espera com você, no portão, o táxi chegar.
Tel. 4772-3803 – o endereço é informado no momento da reserva. Qui a sáb a partir das 21h.

4 comentários:

  1. O Olsen está fechado para reforma. Tentamos ir lá anteontem e demos com o nariz na porta. Não informam quando reabrirá...

    ResponderEliminar
  2. Você tem que ir ao Osaka e ao Sipan e depois escrever aqui...

    ResponderEliminar
  3. O Sipan eu fui em Punta e peguei bode! Caro e mal atendido. Mas farei uma tentativa em BsAs.

    ResponderEliminar
  4. Pois vá ao de BsAs, tenho certeza que é diferente.

    ResponderEliminar